Quem vem lá?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reflexos e Reflexões


Eu. Reflito. Foto: Paulo Contessoto.
Para ler ouvindo: Free Bird, de Lynyrd Skynyrd

Acordei na madrugada, ando mesmo com sono leve, com calor. Andei pelo corredor de casa e o coração disparou quando olhei pro lado e vi um vulto. Do meu tamanho. Cheio de olheiras. Que ideia, colocar um espelho aqui, no meio do nada, pensei suspirando com a mão no peito. Espelho é pra gente ver, e não ser visto.
Ser refletido de surpresa sempre assusta, de repente de um ângulo que não agrada, que nos deixe feios, fracos, de repente um ângulo que dê vergonha. Mas o espelho tem esse poder de refletir o que somos e trancende a condição de vidro, frio, inanimado, para se tornar, muitas vezes, o interlocutor do qual mais precisamos.
Edgar Allan Poe concordava comigo. Dizia que espelhos devem ser colocados de tal forma que ninguém se veja refletido nele sem querer. Espelho tem que ficar é no banheiro. Aí dá tempo de se preparar para ser visto. Enquanto caminhamos na direção dele endireitamos a coluna, arriscamos uma boa cara (ainda que insone), e fantasiamos lá no fundo ele dizendo "Não, não há ninguém no mundo mais belo do que você".
Sempre procuramos algo que nos mostre o que temos de melhor, de mais bonito, o mito de Narciso mostra o que o descontrole nessa busca pode causar. E o cabra morreu apaixonado por sua própria imagem numa fonte. Tragédia de amor impossível.
Amamos as pessoas pelo que vemos de nós, nelas. Mas quando elas mostram algo que não temos de bom, o espelho é colocado num quarto escuro, para aprender a não refletir o que não deve. Ou é quebrado, sem a culpa dos sete anos de azar, porque buscamos, e achamos, outros espelhos que nos mostrem apenas o que queremos ver.
Muitas vezes assumimos o papel do espelho, oportunidade de bom proveito para quem deseja se re-conhecer. Mas nem sempre queremos nos enxergar, só mostrar.
E dois espelhos frente a frente perdem-se em labirintos de imagens infinitas.

14 comentários:

Carol disse...

Mas que minina buniiiita meu Deus do céu! é bem a carinha que vc fica viajando, aposto que tava olhando uma joaninha. linda mazinha.
Ah claro, o texto. Adorei, o jogo de palavras e como vc se utiliza de coisas simples pra fazer umas comparações muito boas. acabei de ler e passei por um espelho e na hora pensei: ah essa marina! KKKK
Beijokas, te adoro Má!

CristalHui disse...

Engraçado como o espelho serve pra gente, digamos, ter certeza. Se não bastasse nos sentirmos bem para estarmos bem precisamos ver oq esta sendo visto, pra nos sentirmos bem. Nos contentamos mtas vezes em estar superficialmente bem ja que para o olhar alheio isso já basta.

Adorei o seu texto, como sempre.

Camilla Dias Domingues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla Dias Domingues disse...

Cara, acabei de chegar do trampo, reunião de trabalho pesadíssima, onde tudo é apontado, dedos são apontados nas caras uns dos outros, gente querendo se comer vivo, pessoas doentes, cheias de vaidades e ego, sempre querendo méritos.
Narcisos?
Talvez!
Juro que se eu pudesse largaria toda essa loucura, iria viver longe, longe cuidnado da minha hortinha e minhas flores...
O espelho serviria bem nessa hora pra que cada um se enxergue e de nada faria mal se naquele local tivesse um espelho a cada cinco passos... mas ressalto que se enxerguem para mudanças e não para louvar ainda mais a pseudo-beleza que fantasiam em atitudes grotescas...
Desculpa aí o desabafo.
Foto belissima e texto melhor ainda!
beijos no coração, axé pra ti.

Vinicius Alves disse...

Ei. Obrigado pela mensagem que você deixou.
Gosto muito do jeito leve que você escreve. Como não nos conhecemos pessoalmente pode parecer estranho, mas há tempos penso em te convidar pra escrever algo pro meu blog. Bom, acho que acabei de convidar...rs
Sei que na correria cotidiana, pode ser que não tenha tempo, mas é isso, quando quiser escrever algo sobre música, artes visuais, design, se quiser escrever contos, roteiro pra HQ, o que quiser, fique a vontade.
Estou começando a produzir algum conteúdo por lá e seria interessante tê-la como colaboradora mesmo que esporadicamente.
Bj.

Suelen Bastos disse...

que lindo texto, me identifiquei muito com ele, alias, eu já escrevi algo citando essa 'fuga' dos 'espelhos' que nos mostram o que não queremos ver, nada comparado a esse texto, mas foi de coração, rs
http://suelenbastos.blogspot.com/2009/10/os-opostos-se-atraem.html

Diário de um Louco disse...

OLA KERIDONA...FAZ TEMPO Q NUM PERCO EM SEU LABIRINTO ...QUE NUM PULO SUA JANELA...MAS EIS-ME AKI...
PRIMEIRAMENTE...ADORO FAZER COMENTARIO SOBRE SUAS LINHAS...AO VIVO..EM "ALTO E BOM SOM"
NUM É D HJ Q ME AGRADA OQ ESCREVE...VEJO UMA CRESCENTE POESIA EM SEUS TEXTOS...AINDA QUE SEJAM APENAS EM FRASES...E GOSTO MUITO...
AGORA...FAZENDO SITAÇÃO DE POE...CONTISTA DE PRIMEIRA LINHA...
NA MINHA SINGELA OPINIAO...
SIM ...ENXERGAMOS EM NOSSOS ESPELHOS SÓ AQUILO QUE QUEREMOS VER...
NO ENTANTU NEM TUDO É BELO E LINDO COMO NARCISO..AS VEZES NOS ENXERGAMOS MONSTROS..
DEMONIOS DE NÓS MESMOS..
VEZ E OUTRA À FRENTE DO ESPELHO
ME VEJO DESSA FORMA...E NISSO POE ESTARIA DE ACORDO...JA QUE ESCREVIA LINHAS COM CERTO TERROR E ANGUSTIA...
BEM É ISSO QDO NOS ENCONTRARMOS NOVAMENTE(ESPERO Q BREVE)
CONVERSAREMOS MAIS...
DEIXO UMA DICA ... UM TEXTO MASSA DE ALLAN POE...

O CORVO...
TRISTE MAS AVASSALADOR...
ELE DIZIA...NUNCA MAIS....

BJAÇO...DESCULPA A DEMORA DA VISITA

Unknown disse...

Poxa Mazinha, que foto foda. O seu espleho deve ter mostrar todos os dias uma menina linda, que escreve pra caralho e ilumina a vida de tudo o que cerca. Se ele não mostra isso, quebra pq tá torto. Rs, babação de ovo à parte, esse texto é muito legal, mas cada hora parece que vc fala uma coisa. Vc tá meio confusa? No fim das contas achop que vc faz tudo de propósito,, até escrever de jeito meio confuso.

Beijos bonitinha, te amo muito. tô com saudade.

José Roberto disse...

Oi Marina, tudo bem? Nunca mais te encontrei em pauta, você não tá fazendo muita materia de política né? Queria falar contigo, aqui na rádio estamos querendo montar um programinha semanal com dicas de web cultura: sites bacanas, blogs, etc. Acho que você pode contribuir. Não te achei no face, nem orkut, nem nada, me add no msn:
jroberto_sa@hotmail.com.

Beijos, continue escrevendo, passo sempre por aqui.

Carolina disse...

Oi, vim só fazer um elogio ao seu blog, que já leio ha algum tempo. Você é muito sincera, escreve muito bem e pelo visto é uma pessoa muito bonita.
As pessoas se reconhecem pelos blogs
Parabéns.

@ThayG12 disse...

Olá minha queridaaa!!
Adorei a indicação da música.
Adorei o texto.
Adorei a sua fotinho.
Adorei a msg q me deixou.
Adorei tudo haha =)
Pode deixar q vou voltar a escrever ou melhor vou postar o que escrevo com mais frequência haha..
Fica com Deus menina bonita e podexá que com o olho aberto com o Sr. Braga rs.
BjOx

vinicius disse...

Eu não gosto nem do seu blog e nem de você. Ah Mari, vc tem muitos admiradores, que tédio! hahahaha ídala!

Lamartino disse...

É... o que vemos de ruim nos outros, geralmente é o reflexo do que está latente em nós.

Anônimo disse...

Menina, vc é linda, linda linda.